O quê é mais vantajoso utilizar, esterco de galinha semi-maturado ou um esterco de galinha que sofreu o processo completo da compostagem e como resultado obteve-se um Fertilizante Orgânico?
A compostagem se caracteriza pela decomposição aeróbia controlada de materiais combinados, no sentido de otimizar o grau de humificação, aumentar a mineralização das substâncias orgânicas, diminuir as perdas de nutrientes e encurtar o tempo de maturação dos compostos produzidos. Os nutrientes que estavam indisponíveis nos materiais orgânicos, tornam-se disponíveis para as plantas, podendo ser aplicado diretamente sem risco de queimá-las.
Dentre os resíduos orgânicos mais comuns na agropecuária, o esterco de galinha apresenta um dos maiores teores de nutrientes, sendo uma fonte importante de N, P e Ca para a adubação das culturas. A mistura de material orgânico rico em nutrientes e com disponibilidade de N com agentes estruturantes é sempre aconselhável, no sentido de agilizar o processo, de se evitar perdas de nutrientes, notadamente N, durante a incubação. Os resíduos são transformados em adubo por microrganismos, como por exemplo fungos, bactérias, insetos e pequenos animais.
Os fatores que influenciam a compostagem:
1- Os microrganismos são responsáveis por decompor os materiais: bactérias e fungos são os principais.
2- Aeração – É fundamental a presença de oxigênio. Se faltar oxigênio, haverá um atraso na decomposição do material, além da produção de gases que causam mau cheiro. Para uma boa aeração da pilha podemos: Revirar a pilha de tempo em tempo, manualmente ou mecanicamente. Na Xin Fértil o material é revirado mecanicamente como mostra o vídeo:
3- Umidade – A água é necessária aos microrganismos. A umidade inicial deve ser entre 55 a 60%, sendo a ótima 55% e a mínima 40%.
Para a eficiência do processo de compostagem, os organismos que atuam no processo devem ser nutridos adequadamente. Isto significa uma relação C/N da mistura de 25 a 30/1.
O requisito principal para o uso agronômico dos resíduos orgânicos é a estabilidade, ou maturidade, alcançada depois do processo de compostagem.
Vantagens do composto ou fertilizante orgânico
FÍSICAS:
- Melhorar a estrutura do solo;
- Aumenta a retenção de água no solo;
- Aumenta a porosidade do solo;
- Diminui a compactação;
- Aumento da infiltração de água no solo, diminuindo a erosão.
QUÍMICAS:
- Fornece micronutrientes à planta;
- Fornece macronutrientes à planta;
- Libera lentamente os nutrientes no solo;
- Acúmulo de matéria orgânica no solo;
- Possível melhora de pH.
BIOLÓGICAS:
- Aumento da vida do solo (microorganismos);
- Inibe doenças do solo;
- Não espalha sementes de ervas daninhas;
- Proporciona maior desenvolvimento do sistema radicular;
- Aproveitamento de restos orgânicos com relação C/N (carbono/nitrogênio) desiguais que juntos proporcionam uma relação C/N adequada.